Golpes da Black Friday: veja os mais comuns e se proteja

24 de novembro de 2023

A Black Friday de 2023 acontece em 24 de novembro e os consumidores estão cada vez mais animados com a data comemorativa de ofertas. Mas, ao mesmo tempo que o evento reserva produtos e serviços por bons valores, também é importante ficar atento em relação aos golpes da Black Friday para não cair em fraudes e falsas promoções.

Afinal, o aumento das compras online traz uma oportunidade perfeita para criminosos se aproveitarem da boa-fé de consumidores e até mesmo para lojas que criam falsas sensações de ofertas, enganando os clientes.

Para se ter uma ideia do impacto da Black Friday no e-commerce, segundo levantamento da Conversion, 90,5% das pessoas admitiram o desejo de realizar compras nesta edição da Black Friday. O que representa um crescimento de 9% em relação a 2022.

Além disso, o brasileiro deve gastar, em média, R$1.380 em compras no evento, de acordo com pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Então, para conseguir fazer suas compras com tranquilidade e não ser prejudicado por golpes da Black Friday, conheça as fraudes mais comuns e como se precaver.

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5 golpes da Black Friday para ficar de olho

1. Golpe da Mão Fantasma

Uma das principais táticas de crime cibernético atualmente é o Golpe da Mão Fantasma. Por meio de táticas de convencimento, os criminosos usam ligações, mensagens ou perfis falsos para fazer com que os compradores cliquem em links suspeitos.

Depois do clique no link, os golpistas conseguem acessar o celular da pessoa. Assim, podem entrar em aplicativos de bancos e fazer transferências de valores.

Como se prevenir desse golpe?
  • Analisar a reputação e procedência das empresas por trás dos links. Vale a pena acessar a página do Reclame Aqui;
  • Conferir se a loja é real;
  • Desconfiar de e-mails, SMS e mensagens de ofertas;
  • Nunca acessar links enviados pelo WhatsApp, sem ter certeza se é o perfil oficial da loja;
  • Sempre entrar em contato com a empresa via canais oficiais, como o número de telefone presente no site.

2. Preços muito abaixo dos praticados

Outro golpe frequente é o oferecimento de ofertas com preços muito abaixo do que é normalmente praticado no comércio. Essa é uma tática comum de criminosos para vender produtos que não existem, enganando a pessoa. Inclusive, é comum que o golpista tente pressionar o consumidor a comprar rapidamente, alegando que o item pode se esgotar.

Como não cair nessa fraude?
  • Desconfiar de produtos que não possuem fotos ou vídeos;
  • Verificar se existem recomendações de outros compradores;
  • Analisar se os preços que não condizem com aquele produto;
  • Ao comprar pela internet, dar preferência aos sites conhecidos;
  • Caso não conheça a empresa, antes de concluir a transação, verificar a reputação do site.

3. Ofertas fraudulentas

Entre os golpes da Black Friday praticados pelas próprias lojas, o mais recorrente é a divulgação de ofertas fraudulentas, também conhecido como “Black Fraude” e gerando memes como “tudo pela metade do dobro”.

Com a intenção de atrair clientes desatentos, empresas começaram a aumentar os preços de produtos semanas antes do evento comemorativo para, depois, aplicar um desconto nos mesmos itens. No final das contas, se trata de uma propaganda enganosa.

Em 2020, por exemplo, este tipo de situação teve um boom, sendo a principal reclamação feita pelos consumidores aos órgãos de defesa.

Como evitar essa cilada?
  • Fazer um planejamento antecipado, listando os produtos de seu desejo;
  • Acompanhar os preços dos produtos de maneira regular;
  • Identificar ofertas e descontos nos produtos desejados;
  • Inserir produtos em um alerta de preços em sites como Zoom e Buscapé, a fim de monitorar a variação de preços.

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4. Frete abusivo

A fraude na Black Friday também pode ser configurada por meio dos preços abusivos no frete. Muitas vezes, empresas aplicam descontos consideráveis nos produtos, mas, ao mesmo tempo, colocam taxas de transporte exorbitantes e o consumidor só vai ver na hora de pagar a conta.

E, após a transação, caso queira desistir, terá um grande transtorno, já que precisa solicitar o estorno. O que demora para acontecer.

Como fugir dessa fraude?
  • Conferir o valor do frete antes de dar andamento na solicitação de compra;
  • Ficar atento ao prazo de entrega, principalmente se for presente, para garantir que a compra chegue a tempo da data.

5. Valores diferentes na hora do pagamento

Por fim, outra prática abusiva comum é o valor do produto sofrer alteração, quando o consumidor avança para realizar a compra. Nesse golpe, as empresas se aproveitam da pressa do consumidor em fazer a aquisição e não conferir o valor final no carrinho.

Como escapar desse golpe?
  • Analisar cada passo da jornada de compra com cautela;
  • Conferir todas as informações de compra, incluindo preço, frete, desconto etc.;
  • Redobrar a atenção na hora de finalizar a compra;
  • Tomar cuidado na hora de inserir os dados de cartão de crédito;
  • Conferir os dados de pagamento via PIX, verificando se realmente aquela chave PIX pertence à instituição;
  • Exigir a nota fiscal, o principal documento para realizar uma reclamação.

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O que fazer se for lesado em golpes da Black Friday?

Em primeiro lugar, fique tranquilo. Se você cair em golpes da Black Friday, os seus direitos estão garantidos.

Troca de produtos

De acordo com o direito de arrependimento, os produtos podem ser devolvidos em até 7 dias da data de entrega da mercadoria.

Boleto falso

Se o consumidor realizou o pagamento de boleto falso, deve-se juntar os documentos que comprovam a compra e o pagamento e buscar a ajuda de um escritório jurídico especializado. Assim, é possível abrir uma ação indenizatória contra o fraudador.

Compras em sites falsos

Caso a pessoas faça uma compra em site falso e inserindo seus dados nessas páginas, é importante seguir estes passos abaixo:

  • Cancelar o cartão de crédito;
  • Alterar suas senhas;
  • Reunir todas as informações e conversas com golpistas, desde a primeira mensagem enviada, página de cadastro e até mesmo prints de diálogos.
  • Fazer um boletim de ocorrência online na delegacia de polícia do seu Estado pelo crime de estelionato ou fraude;
  • Denunciar os perfis falsos das lojas onde eles foram encontrados, seja WhatsApp, Facebook, Instagram, Google e outros;
  • Acionar Procon ou Idec e ingressar com ação judicial.

Black Fraude

Agora, se o consumidor passou por problemas de propaganda enganosa, fretes abusivos e mudanças de preços no carrinho de compras, também é possível tomar atitudes para se defender:

  • Junte o máximo de registros do processo de compra, como imagem do anúncio, print da tela do carrinho de compras, comprovante de pagamentos e outras;
  • Entre em contato com a loja virtual onde fez a compra e faça uma reclamação oficial;
  • Registre a ocorrência no Reclame Aqui, Procon e consumidor.gov;
  • Caso as empresas não resolvam a questão, abra uma ação judicial.

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Sobre o BVP Advogados Associados

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