Como implementar compliance é uma dúvida comum de líderes e gestores que buscam mitigar os riscos em suas empresas. Estar em conformidade com todas as leis, além de evitar prejuízos financeiros, também ajuda a manter a boa reputação da organização.
Diante disso, segundo informações do Anuário Análise de Executivos Jurídicos e Financeiros, aproximadamente 83% das grandes companhias brasileiras já contam com uma área de compliance interna.
Vale contextualizar que compliance é um conceito de gestão com o intuito de garantir a integridade e longevidade de uma empresa. Os profissionais devem seguir uma série de procedimentos para que as atividades de um negócio estejam em conformidade com regulamentos internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis.
Além disso, o compliance também é conhecido como programa de integridade, já que visa construir relações éticas, responsáveis e sólidas, para assegurar que as normas e regras sejam cumpridas.
Assim, o programa de compliance viabiliza processos mais seguros, mitiga riscos, como desvios, fraudes e lavagem de dinheiro. Além disso, aumenta a confiabilidade de uma empresa no mercado.
No entanto, como implementar compliance na sua empresa? Saiba a seguir neste conteúdo. Boa leitura!
Leia também: Programa de Compliance: ferramenta de prevenção e mitigação de riscos no âmbito corporativo
Saiba como implementar compliance na sua empresa
Avalie os riscos
O primeiro passo sobre como implementar compliance na sua empresa é a realização da análise dos riscos de todas as áreas da organização.
A partir desse mapeamento, com os riscos de todos os setores e seus responsáveis, é possível entender quais são os pontos mais críticos e o que precisa ser desenvolvido para evitar eventuais problemas.
Envolva todas as áreas do negócio
Em seguida, é necessário envolver todos os níveis hierárquicos e áreas da organização no programa de integridade, especialmente presidente e diretores.
Afinal, se os profissionais C-Level não estiverem de acordo com o desenvolvimento do programa, dificilmente o projeto terá sucesso.
Desenvolva um código de ética e conduta
O próximo passo sobre como implementar compliance na sua empresa é estabelecer diretrizes de comportamentos, processos e procedimentos, com regras internas que devem seguir as leis e normas do setor da sua organização.
Para isso, esse código deve ser desenvolvido e descrito de maneira clara, objetiva e concisa, para que todos os profissionais sigam e garantam a segurança do negócio.
Mantenha um controle interno efetivo
Contudo, além de estabelecer o código de ética e conduta, também é necessário monitorar as atividades, especialmente as mais sensíveis, a partir de mecanismos que garantam o cumprimento da política de integridade.
Afinal, de nada adianta implementar as diretrizes se não há monitoramento.
Comunique e capacite seus funcionários
Para que o programa de compliance seja cumprido, também é importante comunicar o seu desenvolvimento e, mais do que isso, promover treinamento e capacitação contínua sobre boas práticas de conformidade aos funcionários da sua empresa.
A partir disso, os profissionais vão saber como agir em cada situação de risco, o que ajuda a mitigar eventuais problemas e aumentar a taxa de sucesso do programa.
Crie canais de denúncia
Por falar em sucesso do compliance em uma organização, um pilar fundamental são os canais de denúncias, em que os funcionários podem registrar ocorrências, suspeitas ou qualquer atitude incomum de um colega no cumprimento de suas atividades.
Além disso, é importante permitir que esses registros possam ser realizados de maneira anônima para dar ainda mais confiança para que os profissionais possam enviar queixas sobre suspeitas de fraudes, desvios, assédio e corrupção, por exemplo.
Os canais de denúncia são uma ferramenta importante de controle interno que ajuda a minimizar riscos que possam causar prejuízos a sua organização.
Investigue as denúncias
Por fim, além de disponibilizar os canais, também é preciso investigar as denúncias dos seus funcionários.
Nesse contexto, quando um profissional registra uma ocorrência, ele precisa ser amparado e ter a garantia de que sua denúncia não será ignorada. Pelo contrário, terá a atenção merecida e será investigada.
Afinal, qualquer situação que não esteja de acordo com o código de ética e conduta definido nas políticas de compliance tem que ser apurada.
A partir da certeza de anonimato e garantia de análise de todas as denúncias, os profissionais têm a confiança para relatar novas ocorrências.
Saiba mais: Como um escritório jurídico pode apoiar a implementação do ESG?
Entenda a importância da assessoria jurídica para a implementação do compliance
Além dos principais passos, uma opção interessante sobre como implementar compliance na sua empresa é contar com assessoria jurídica especializada em programas de integridade.
Para atender a essa demanda, existem escritórios de advocacia com áreas específicas de compliance, com profissionais que avaliam os riscos, desenvolvem os programas e monitoram todas as áreas para que fiquem em conformidade e evitem prejuízos ao negócio.
Você pode se interessar também por: O que é governança corporativa?
Sobre o BVP Advogados Associados
Para saber mais sobre como implementar compliance nas empresas, bem como tudo o que envolve o universo jurídico, acesse o nosso site e conheça o BVP – Bettamio Vivone, Pace e Lucena Advogados Associados.